quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Ano novo, esperança velha



"... não sinto pena dessa minha crença absurda, dessa fé infantil, dessa ingenuidade inata. Melhor do que ser um pessimista que dedica sua vida a duvidar dela. Melhor do que ser um cético que não muda de dor e não sente a súbita vontade de cantar no banho. Não sou daqueles que crê até que se prove o contrário. Creio em tudo mesmo quando já se provou o contrário. Surge uma esperança vã e ela toma conta de meus papéis e dos clipes. Uma palavra alegre que complementa o aceno e já penso que posso fazer amizade ..."

O maior encanto de uma criança é sua esperança. Ela crê em tudo o que vê e no que não vê também. Isso lhe confere uma pureza de espírito que a experiência da vida vai nos tirando impiedosamente, afinal de contas não há trauma maior do que o cansaço. É admirável quem consegue manter-se crente antes de tudo. E é isso que eu desejo para este ano que se forma agora: esperança.

Creia que é possível realizar seus sonhos.
Creia que existe muita coisa boa neste mundo.
Creia que existe muita coisa boa em você.
Creia que há um significado maior para tudo nesta vida.
E creia, antes de tudo, em Deus.

"Podes me subtrair o amor, a paixão, o emprego, mas a esperança não. Minha esperança é intocável."

Um bom ano a todos!

* foto de Amanda Simões

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Into the Wild



"Happiness is only real when shared."

Filme profundo. Eu recomendo.

Título em português: Na natureza selvagem.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Sentindo


(...)
Por isso, qualquer sentimento é bem-vindo, mesmo que não seja uma euforia, um gozo, um entusiasmo, mesmo que seja uma melancolia.
Sentir é um verbo que se conjuga para dentro, ao contrário do fazer, que é conjugado pra fora.

Sentir alimenta, sentir ensina, sentir aquieta. Fazer é muito barulhento.

Sentir é um retiro, fazer é uma festa. O sentir não pode ser escutado, apenas auscultado. Sentir e fazer, ambos são necessários, mas só o fazer rende grana, contatos, diplomas, convites, aquisições. Até parece que sentir não serve para subir na vida.

Uma pessoa triste é evitada. Não cabe no mundo da propaganda dos cremes dentais, dos pagodes, dos carnavais. Tristeza parece praga, lepra, doença contagiosa, um estacionamento proibido. Ok, tristeza não faz realmente bem pra saúde, mas a introspecção é um recuo providencial, pois é quando silenciamos que melhor conversamos com nossos botões. E dessa conversa sai luz, lições, sinais, e a tristeza acaba saindo também, dando espaço para uma alegria nova e revitalizada. Triste é não sentir nada.

Martha Medeiros

------------------------

Mas, as vezes, o sentir é tão grande que é impossível conjugá-lo pra dentro. Não cabe!

sábado, 26 de dezembro de 2009


Minha banda!

We Rock!!!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Parabéns, Loira!


Só pra deixar registrado a minha admiração a essa loira tão linda que finalizou uma parte importantíssima de sua vida!

Dizem que irmãos são os amigos que Deus escolhe pra gente, e que amigos são os irmãos que a gente faz. Tu és os dois pra mim!

Que Deus te abençoe e te proteja nessa vida que está iniciando agora!

Tu mereces!

Um beijo grande!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Chocolate


Uma pesquisa recém-publicada pelo periódico científico Journal of Proteome Research demonstra que o chocolate amargo reduz os níveis dos hormônios do estresse (ex: corticóide, adrenalina) em indivíduos que se sentem muito estressados. Os voluntários do estudo consumiram 40g diários de chocolate com teor de cacau de 74% por duas semanas.

E por que o chocolate tem esse poder de reduzir o estresse? O chocolate, especialmente o amargo, tem propriedades que fazem nosso cérebro apaixonar-se facilmente por ele. É um alimento com alto teor de carboidrato e gordura, com grande poder de estimular nossos centros cerebrais relacionados ao prazer e à sensação de nos sentirmos recompensados. Contém ainda farta concentração de substâncias chamadas de aminas biogênicas (ex: teobromina, feniletilamina, cafeína e tiramina), que também têm alto poder de estimular nossos centros de recompensa, assim como a liberação de neurotransmissores, como dopamina, serotonina e endorfina. O chocolate possui outras substâncias que podem estar associadas ao prazer: triptofano que é precursor do neurotransmissor serotonina e a anandamida que se liga aos mesmos receptores em que a maconha exerce seus efeitos no cérebro. O chocolate ainda faz com que a anandamida produzida pelo nosso próprio cérebro tenha efeito mais duradouro.

Mas os efeitos vão muito além do prazer e da redução do estresse. Sabemos hoje que o consumo de chocolate amargo promove uma série de outros efeitos benéficos ao nosso corpo pelo seu alto teor de flavonóides, as mesmas substâncias que fazem a boa fama dos chás, frutas e verduras. Entre os inúmeros bons efeitos já descritos temos: 1) aumento dos níveis de óxido nítrico, considerado um dos principais combustíveis para a saúde dos nossos vasos sanguíneos; 2) redução da agregação das plaquetas, ação que é igual à da aspirina; 3) aumento dos níveis do HDL – nosso colesterol bom – entre outras ações antioxidantes; 4) redução de marcadores de inflamação – lembrando que aterosclerose é igual a inflamação; 5) redução da resistência à insulina, facilitando sua ação nas células; 6) aumento do fluxo sanguíneo periférico (nos membros) e nas artérias do coração; 7) redução da pressão arterial; 8) aumento do fluxo sanguíneo cerebral e/ou atividade neuronal durante uma tarefa cognitiva. E os efeitos chegam até à pele, com aumento de sua microcirculação sanguínea e maior nível de fotoproteção.

Vale lembrar que não é fácil adaptar 50-100g de chocolate diários em nosso cardápio devido ao seu alto valor calórico. A boa notícia é que muitos estudos revelaram efeitos positivos do chocolate amargo mesmo em baixas doses, como um a dois quadradinhos por dia.

--------------

Fonte: ConsCiência no Dia-a-Dia

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Rotina

Descobri o romantismo que há no dia a dia. Sou um bicho feito de pura rotina.

Gosto de acordar cedo e ver que o dia vai ser cheio. Me enche de entusiasmo mais que uma viagem a Veneza.

Gosto de banho gelado e de café bem quente. Prepara meu corpo e minha alma pra batalha do dia.

Gosto de aprender a ciência que estudo. O medo da responsabilidade que ela me dá é desafiador.

Gosto de almoçar com os amigos, ou receber uma mensagem pelo celular. Me emociona mais que um lindo presente.

Gosto de viver ocupado. Me traz paz de espírito maior que um retiro aos recônditos do mundo.

Gosto de saber que no final do dia estarei ao lado de quem eu prezo. Me conforta o coração.

Gosto de ter certeza que Deus está comigo em todos os meus passos. Me dá ânimo pra seguir em frente.

Gosto de jantar acompanhado de um bom papo. Me seduz mais que mil beijos.

Descobri que ser romântico é ver na rotina um jantar à luz de velas.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Dia do Combate à AIDS



Dia 1º de dezembro é o Dia Mundial do Combate à AIDS. Esse é o dia em que parte do mundo volta seus olhos para uma questão que está presente o ano inteiro.

E ela anda muito mais perto do que você pode imaginar!

Acredite nisso! Conscientize-se!

domingo, 6 de dezembro de 2009

Fagner


Ontem no show de Fagner até São Pedro tava sofrendo... rsrsrs

Mas eu não!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Feeling



I got a feeling!!!

domingo, 29 de novembro de 2009

Série tirinhas - Costela


Com todo o respeito, claro!

* Clique na imagem pra conseguir ler, ou baixe pro seu computador.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Genial


Quero deixar registrado aqui minha profunda admiração por essa mestre que nos mostrou o que é ser verdadeiramente humano. Faço minhas as palavras da Ju, ao dizer que se alguém aqui resolver ser pediatra, a culpa é dela!

Não há palavras nem gestos que consigam traduzir a gratidão que tenho no meu coração a Deus por colocá-la em nossas vidas.

Que Deus permaneça lhe acompanhando, Professora Geni Balaban.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009


Dedicado a umas vizinhas sofridas que eu tenho.


... porque fossa boa é fossa sofrida!!!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Faz mal, sim!


A maconha é a droga ilícita mais consumida no mundo e estima-se que um em cada 25 adultos com idades entre 15 e 64 anos já fez uso da droga. Essa é uma estatística do Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes que revelou também que o uso é relativamente maior nos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia seguido pela Europa. Enquanto o consumo está diminuindo em países da Europa Ocidental e Austrália, está aumentando na América Latina e em vários países da África.

Estudos revelam que 20-30% das pessoas que usam pela primeira vez a droga passam a consumi-la pelo menos uma vez por semana, e 10% apresentarão padrão de consumo diário. E aquilo que já foi um tema controverso, há algum tempo não é mais motivo de discussão: o uso regular de maconha aumenta sim o risco do uso de outras drogas ilícitas como a cocaína.

Os efeitos agudos da maconha no cérebro

O tetrahidrocanabinol (THC), componente ativo da maconha, provoca uma leve euforia que dura de 1 a 2 horas, mas pode provocar também outros efeitos como ansiedade, crises de pânico e sintomas psicóticos. A maconha ainda está associada a um risco de acidentes no trânsito duas vezes maior por levar a uma diminuição da coordenação motora e lentificação das reações e do processamento de informações.

Efeitos do uso crônico da maconha

No pulmão, o uso regular da maconha provoca bronquite crônica e sabe-se que a droga contém muitos dos componentes causadores de câncer encontrados no tabaco, sendo que algumas delas em concentrações ainda maiores.

No cérebro, dependendo da quantidade do consumo, podem ser observados diversos graus de dificuldade de aprendizado, memória e atenção, além de alterações estruturais do cérebro associados ao uso a droga. Há ainda estudos que demonstram que usuários de maconha têm chance 40% maior de apresentar sintomas psicóticos no decorrer da vida, e um risco mais de duas vezes maior de desenvolver esquizofrenia entre aqueles que usaram a droga antes dos 18 anos de idade.

Apesar de não haver evidências de relação da maconha com o risco de malformações fetais, o uso da maconha durante a gravidez está associado a uma maior chance de uma mulher ter um bebê com baixo peso ao nascimento.

Para concluir

Existe uma crescente idéia entre os jovens de que o cigarro é “careta”, pois faz mal à saúde, e de que a maconha é bem diferente. O conjunto de evidências que dispomos atualmente demonstra que tanto o cigarro como o álcool trazem muito mais danos à sociedade do que a maconha, mas também revelam que os efeitos negativos da maconha sobre a saúde humana não são nada desprezíveis.

Fonte: ConsCiência no Dia-a-dia

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Improvável




hahahahaha.. muito bons!!!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Direção



Faz de conta que eu tenho razão em tomar essa direção.

* essa foto não é minha. :/

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Solitas+Salute


Saudade é mais que um misto de solidão e saúde; mais que o não saber; mais que um pesar pela ausência de alguém que nos é querido; e muito mais que o passado em visita ao coração no presente.

Saudade é dor.

E dói demais.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Sentido


"Talvez, nesta insaciável vontade de durar, compreenderíamos melhor o sofrimento terrestre, se o soubéssemos eterno. Parece que as grandes almas, às vezes, ficam menos apavoradas com o sofrimento do que com o fato de ele não durar. Na falta de uma felicidade inesgotável, um longo sofrimento constituiria ao menos um destino. Mas não é assim, e nossas piores torturas um dia chegarão ao fim. Certa manhã, após tanto desespero, uma irreprimível vontade de viver vai nos anunciar que tudo acabou e que o sofrimento não tem mais sentido que a felicidade."


* foto de Antônio Rezende

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

sábado, 10 de outubro de 2009

Hope



Nas dificuldades nós damos de encontro com o que temos de mais inconfessável no nosso coração. Mas então é que somos fortes!

Lição do mês de setembro:
- A ciência não alivia a dor a perda, nem tem cura pra saudade.

Lição do mês de outubro:
- Deus tem.

-------
* foto de Ayrton Vale


Silêncio


Gosto de ti quando calas e estás como distante.
E estás como que te queixando, borboleta em arrulho.
E me ouves de longe, e a minha voz não te alcança:
Deixa-me que me cale com o silêncio teu.

(Neruda)

-----

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade me é revelada."

(Einstein)

domingo, 4 de outubro de 2009

Rio 2016




Parabéns ao Brasil pela conquista. Espero sinceramente que isso não seja mais um braço para a corrupção, e que no fim de tudo nos sobre muita coisa boa. MUITA coisa boa.

Por enquanto, eu tô treinando!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Enfim, vida!



Em meio a um semestre conturbado, cheio de perdas e carregado de saudades, não haveria coisa mais esperançosa do que passar pela Pediatria.

"Qualquer amor já um é um pouquinho de saúde. Um descanso na loucura."
(Guimarães Rosa)

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Feriado "gordo"


Tem uns dias que simplesmente TUDO é bom.


* sanduiche de mortadela do mercado municipal de São Paulo.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Justiça


Ontem eu descobri que ser doce com as pessoas é a melhor forma de chamar a atenção delas. A melhor qualidade do justo é a temperança.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O que nos resta


Valorize o tempo com quem você ama. No final das contas, o que nos resta é a família, os amigos de verdade e Deus.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Cadê o nosso riso?


Menina, por que você sorri tanto?

Se tivéssemos que escolher uma palavra para defini-la seria ALEGRIA. Seu sorriso, às vezes, fácil demais, chegava a incomodar os professores. Suas constantes brincadeiras, seus olhos mais do que curiosos eram para nós um descanso desse curso tão atribulado.

Nossos olhos ainda estão cheios de lágrimas, nossos corações ainda estão sufocados dentro de pequenos peitos, nosso raciocínio ainda não encontrou a lógica, nossos ombros ainda tremem com o pesado fardo da perda, nossas palavras já não conseguem trazer conforto algum nem pra nós mesmos, nossos espíritos estão tomados por um sentimento de angústia e vazio ao mesmo tempo.

A partir de agora, nossos ouvidos serão infelizmente poupados de seus agudos. E nunca mais ouviremos: “Ê Waltim!” “Aninhaaa!” “Vá de novo!” Cada um de nós já teve seu nome chamado por você numa intensidade de doer os ouvidos. Agora, em um tom um pouco mais grave, você foi chamada pelo Senhor de todas as coisas. E o que nos dói agora é o coração.

Como diria Ariano Suassuna, “você cumpriu a sua sentença e encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca de nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho, porque tudo o que é vivo morre.”

Levou consigo um pouco da nossa alegria, que era você. E deixou uma cicatriz em nossos corações. A nossa turma nunca mais será a mesma. Se tivéssemos alguns daqueles poderes de HEROS pra fazer voltar o tempo, fazer você curar já o teríamos feito, mas a vontade Divina daquele que tudo pode falou mais alto. E sempre vai falar!

Não há palavras para descrever o que sentimos hoje. Por isso, gostaríamos de dizer a todos da família que partilhamos da sua dor. E é nosso desejo, profundo e sincero, que Deus conforte os seus corações; que Ele derrame do seu Espírito Santo em suas vidas; e que Ele receba a nossa Rossaninha da mesma maneira que ela sempre nos recebeu: de braços bem abertos e com um sorriso no rosto.

Só temos a agradecer a Deus a oportunidade de termos divido com você nosso tempo, nosso estudo, nossas angústias e nossos sonhos. Você nos deixou a mensagem de perseverança, de fé e de humanidade.

Que Deus te abençoe, te proteja e esteja sempre ao teu lado.

Deus vai guardar um pedaço do céu todinho de chocolate pra você.

Turma M15 FMJ

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A magia do riso!


O riso exerce importante papel em nossas vidas. Pesquisas recentes comprovam que boas risadas, fruto da alegria e descontração, podem ter o efeito de uma sessão de ginástica, pois provocam a liberação de endorfinas. Ao ser liberada, é responsável pela sensação de agradável conforto, de bem-estar, de felicidade, de melhor humor e de alegria. É tão eficiente quanto o relaxamento, a meditação, a concentração e os exercícios físicos.

Boas risadas aliviam o estresse, fortalecem o sistema imunológico e limpam os pulmões. O riso é a expressão mais explícita do bom humor, da positividade e da felicidade. Desde cedo aprendemos a sorrir e passamos a contar com esse valioso auxiliar da beleza e da comunicação durante a vida toda.

O efeito do riso é o contraveneno da doença! O antigo provérbio “Ri e conserta, entristece e morre.” traz um princípio verdadeiro pois poucas coisas são mais danosas para o corpo do que a tristeza ou mais saudáveis do que o riso. Daí porque rir sempre faz bem. E facilita, em muito, a arte de viver.

Rir nos liga às pessoas para além do meramente superficial e tem relevante papel na estruturação de uma sociedade saudável. Mentes ficam mais brilhantes com a sua prática constante, amizades se estreitam mais facilmente com a sua freqüência, os amores se entrelaçam com a sua presença, o mundo, enfim, fica mais viável com a sua efetiva participação.

Dificilmente alguém pode ser rude ou cruel para com alguém que sorri; portanto, se você sorrir mais, o resto do mundo irá tratá-lo melhor. O ato de sorrir torna-se fácil com a prática. Quando um sorriso aberto toma conta de nós, brilha uma luz em nosso semblante e um sentimento de paz e felicidade, nos cerca e nos envolve.

O sorriso traduz jovialidade e quando a pessoa sorri não existem barreiras de linguagem, eis que o sorriso no rosto é uma luz a dizer ao outro que seu coração está à vontade.


*texto retirado da internet

* foto de Allan Bastos

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

For All


Tem rapariga aí? Se tem levante a mão!’. A maioria, as moças, levanta a mão.

Diante de uma plateia de milhares de pessoas, quase todas muito jovens, pelo menos um terço de adolescentes, o vocalista da banda que se diz de forró utiliza uma de suas palavras prediletas (dele só não, e todas as bandas do gênero).

As outras são ‘gaia’, ‘cabaré’, e bebida em geral, com ênfase na cachaça. Esta cena aconteceu no ano passado, numa das cidades de destaque do agreste (mas se repete em qualquer uma onde estas bandas se apresentam). Nos anos 70, e provavelmente ainda nos anos 80, o vocalista teria dificuldades em deixar a cidade.

Vai daí que mostraram a ele algumas letras das bandas de ‘forró’,. ‘Eita que é pior do que eu pensava’.

Pra uma matéria que escrevi no São João passado baixei algumas músicas bem representativas destas bandas. Não vou nem citar letras, porque este jornal é visto por leitores virtuais de família.

Mas me arrisco a dizer alguns títulos, vamos lá: Calcinha no chão (Caviar com Rapadura), Zé Priquito (Duquinha), Fiel à putaria (Felipão Forró Moral), Chefe do puteiro (Aviões do forró), Mulher roleira (Saia Rodada), Mulher roleira a resposta (Forró Real), Chico Rola (Bonde do Forró), Banho de língua (Solteirões do Forró), Vou dá-lhe de cano de ferro (Forró Chacal), Dinheiro na mão, calcinha no chão (Saia Rodada), Sou viciado em putaria (Ferro na Boneca), Abre as pernas e dê uma sentadinha (Gaviões do forró), Tapa na cara, puxão no cabelo (Swing do forró).
Esta é uma pequeníssima lista do repertório das bandas.

Porém a culpa desta ‘desculhambação’ não é exatamente das bandas, ou dos empresários que as financiam, já que na grande parte delas, cantores, músicos e bailarinos são meros empregados do cara que investe no grupo. O buraco é mais embaixo.

E aí faço um paralelo com o turbo folk, um subgênero musical que surgiu na antiga Iugoslávia, quando o país estava esfacelando-se. Dilacerado por guerras étnicas, em pleno governo do tresloucado Slobodan Milosevic surgiu o turbo folk, mistura de pop, com música regional sérvia e oriental. As estrelas da turbo folk vestiam-se como se vestem as vocalistas das bandas de ‘forró’, parafraseando Luiz Gonzaga, as blusas terminavam muito cedo, as saias e shorts começavam muito tarde.

Numa entrevista ao jornal inglês The Guardian, o diretor do Centro de Estudos alternativos de Belgrado. Milan Nikolic, afirmou, em 2003, que o regime Milosevic incentivou uma música que destruiu o bom-gosto e relevou o primitivismo estético. Pior, o glamour, a facilidade estética, pegou em cheio uma juventude que perdeu a crença nos políticos, nos valores morais de uma sociedade dominada pela máfia, que, por sua vez, dominava o governo.

Aqui o que se autodenomina ‘forró estilizado’ continua de vento em popa.
Tomou o lugar do forró autêntico nos principais arraiais juninos do Nordeste. Sem falso moralismo, nem elitismo, um fenômeno lamentável, e merecedor de maior atenção.
Quando um vocalista de uma banda de música popular, em plena praça pública, de uma grande cidade, com presença de autoridades competentes (e suas respectivas patroas) pergunta se tem ‘rapariga na plateia’, alguma coisa está fora de ordem. Quando canta uma canção (canção?!!!) que tem como tema uma transa de uma moça com dois rapazes (ao mesmo tempo), e o refrão é ‘É vou dá-lhe de cano de ferro/e toma cano de ferro!’, alguma coisa está muito doente.

Sem esquecer que uma juventude cuja cabeça é feita por tal tipo de música é a que vai tomar as rédeas do poder daqui a alguns poucos anos.


Ariano Suassuna

sábado, 15 de agosto de 2009

Unidade



Eu tenho dedicado uma parte do meu tempo para estudar os textos bíblicos. Tenho encontrado resposta pra um monte de pergunta, além da bela poesia que o texto oferece. Uma das coisas que percebi é que as casas (lê-se famílias) que não tem unidade de crença acabam por serem destruídas em um certo momento. Isso porque tanto a união quanto a desunião inicia no pensamento. Na verdade, todas as coisas que existem no plano material são apenas parte do que já está pronto no plano espiritual. Não poderia ser diferente aqui!

"... toda a casa dividida contra si mesma não subsistirá".

sábado, 8 de agosto de 2009




".... e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente."

Definitivamente, a coisa mais impressionante desse mundo.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Mão única


Conselhos práticos para o seu dia a dia:

- Não olhe pros outros como se eles fossem o problema;
- Não busque salientar suas qualidades;
- Não conte vantagem, muitas vezes elas não o são realmente.

Enfim, não pense de você mesmo mais do que deve.

E não esqueça que o caminho é um só.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Natural


Isso não pode ser obra do acaso, nem tampouco do próprio homem.

É divino! Certeza!

(foto dos lençóis maranhenses)

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Feita pra brincar




Desde que nós apressamos a chegada da vida adulta, exigindo muita maturidade das nossas crianças, a cabeça delas tem sido destruída pela avalanche de responsabilidades que muitas vezes nem um indivíduo formado suportaria. Ser precoce é ser maduro, e ser maduro é ser melhor.

A vida, pra mim, é como um carro que nós aprendemos a dirigir. Primeiro nós andamos no carro dos nossos pais, sem tomar a direção. Com o tempo, através da observação nós entendemos como ele funciona. Até que um dia, após anos de aprendizado, nós adquirimos a licença para dirigir. Porém, apesar da autorização, ainda não estamos prontos pra pegar a estrada e precisamos dirigir com muita cautela, até que tenhamos segurança e habilidade suficientes.

O que nós temos feito é dar um possante nas mãos de uma criança. Certamente ela vai encontrar um poste, um rio, um abismo ou outro carro na sua frente! E é por isso que a gente tem visto tanto filho agredindo pai, desrespeitando mãe, e vivendo como se fosse o centro do planeta! Sem contar os distúrbios neurológicos envolvidos nisso.

Criança precoce é criança infeliz. Pode não ser agora, mas o será para todo o sempre. Criança foi feita pra brincar!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Onion



A cebola pode agir como anti-oxidante, antiinflamatório, anti-alérgico, protetor gástrico, fortalecedor do sistema imunológico e antitumoral.

Pra mim, ele fortalece o coração!

(ela tá chegando)

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Cumpriu sua sentença




"Cumpriu sua sentença e encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca de nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, por que tudo que é vivo morre."

(Ariano Suassuna)

O último grande gênio da música. Mas sua Arte permanece.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Amores Antigos



O Amor Antigo

O amor antigo vive de si mesmo,
não de cultivo alheio ou de presença.
Nada exige, nem pede. Nada espera,
mas do destino vão nega a sentença.
O amor antigo tem raízes fundas,
feitas de sofrimento e de beleza.
Por aquelas mergulha no infinito,
e por estas suplanta a natureza.
Se em toda parte o tempo desmorona
aquilo que foi grande e deslumbrante,
o antigo amor, porém, nunca fenece
e a cada dia surge mais amante.
Mais ardente, mas pobre de esperança.
Mais triste? Não. Ele venceu a dor,
e resplandece no seu canto obscuro,
tanto mais velho quanto mais amor.

(Carlos Drummond de Andrade)

------------

Parabéns, meu amores!

sexta-feira, 19 de junho de 2009

A força da memória



Algumas coisas que a gente experimenta na vida deixam marcas pra toda eternidade. Geralmente estão associadas a emoções fortes que remetem à dor, à felicidade ou ao prazer. E não é à toa. A parte do cérebro responsável pela memória está intimamente ligada com o sistema emocional, mais especificamente um tipo de memória, a implícita. As informações que transitam por lá muitas vezes nem precisam da participação consciente, e geram respostas diferentes das instintivas, pelo seu caráter condicional.

Pra que se entenda melhor: o instinto está relacionado aos reflexos incondicionais, tipo os do bebê quando nasce (sugar, segurar, equilibrar); já a memória implícita é condicionada a algum estímulo. É lá que fica guardada a informação de que o pudim de leite que a sua avó fazia quando você tinha 8 anos é o melhor do mundo. Mesmo que o sabor de outros já o tenham superado, a associação com os bons momentos que a infância traz é capaz de modificá-lo. É ela que faz você mudar a estação do rádio quando toca aquela música dolorosa, e que pode fazer um simples cheiro ligar um 'curta metragem' na sua cabeça.

E é por isso que mesmo não ouvindo mais Djavan ou Ana Carolina, não tomando mais sorvete com batata frita, nem montando mais quebra-cabeças, eu ainda sei exatamente como são cada uma dessas coisas!

Legal, né?

(texto dedicado aos leitores implícitos deste blog... rsss)

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Vaso ruim





Hahahahaha... tem que rir, né?

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Dê férias pra sua cabeça!


Fico impressionado com a capacidade que a propaganda tem de formar opinião, ou melhor, de impor a opinião de quem a banca. Eu acreditava que a mídia era o instrumento que melhor representava a liberdade de expressão e a democracia. Já foi, e isso é fato. Mas não é mais. Hoje ela é o modelador da opinião pública (da minha também). É ela que diz o que você tem que vestir e comer, o que você deve fazer pra se divertir, o que você deve ler, e até o que você deve pensar!

A Coca-cola, por exemplo (ou simplemente "coca", para os íntimos). É um produto feito APENAS de substâncias prejudiciais à saúde, todos de gosto tão ruim que para que uma lata torne-se "bebível" é necesário adicionar 12 colheres de açúcar. Os light, diet e zero então, nem se comenta. Além de tudo, são amargos. Mas o poder de sua propaganda é tão grande que ela tornou-se motivo de alegria, refrescância, sabor, causando uma dependência tão grande que a pizza desacompanhada dela passa a ser programa de índio! Pelo menos pra mim.

Outro bom exemplo disso são as reduções que a gente faz. As marcas tomam as vezes do próprio objeto. Alguém aí sai pra comprar lâmina de barbear? Palinetes de algodão? Achocolatado em pó? Palha de aço? E café solúvel? Eu mesmo compro gilete, cotonete, nescau, bom bril e nescafé.

Esse poder é exercido em todos os campos da opinião pública. O problema é que quem controla isso é o dinheiro. É ele quem diz qual a melhor bebida, o melhor computador, o melhor carro, o melhor prefeito, o melhor banco, a melhor vida. É um poder ditatorial. Estamos perdendo a liberdade de expressão. Estamos abrindo mão da qualidade que nos faz mais diferentes uns dos outros: o livre pensar. Não pensem que esse é um discurso socialista, de caráter revolucionário, chavista. Não. É apenas uma reflexão sobre o que está aí fora nos envolvendo, nos engolindo, nos manipulando. Nem tudo que parece ser bom, o é realmente.

Abra seus olhos pro que é real! Dê férias pra sua mente!!!

sábado, 6 de junho de 2009

Vidas infinitas


Esse cara é fera!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

São Luís


Habitada por indígenas;
fundada por franceses;
invadida por holandeses;
colonizada por portugueses;
povoada por brasileiros;
destruída por velhacos.

Um dia tu há de respirar, São Luís.

sábado, 30 de maio de 2009

Vitamina D

Pesquisadores da Universidade de Manchester no Reino Unido em colaboração com vários outros centros de pesquisa europeus demonstraram que os níveis de vitamina D no organismo estão associados ao desempenho cognitivo de homens com mais de 40 anos de idade. O estudo foi recentemente divulgado pelo periódico inglês Journal of Neurology Neurosurgery and Psychiatry. Mais de 3 mil homens foram avaliados do ponto de vista cognitivo, e os testes de velocidade de processamento de informação foram melhores entre os indivíduos com maiores níveis de vitamina D no sangue, sendo que essa associação foi ainda mais robusta naqueles com mais de 60 anos de idade. Alguns raros estudos anteriores já haviam chamado a atenção para essa possível associação, mas com resultados ainda inconsistentes. 

O nível de vitamina D em nosso organismo é fundamentalmente dependente de sua síntese na pele após exposição ao sol, mas depende também da dieta, especialmente da ingesta da gordura dos peixes, gema de ovo, fígado e alimentos enriquecidos com a vitamina. São poucos estudos que avaliaram os efeitos da vitamina D sobre o cérebro, mas em modelos experimentais, já foram demonstrados receptores para a vitamina em diversas áreas cerebrais, e que sua suplementação é capaz de provocar efeitos de proteção cerebral, até mesmo reduzindo os efeitos do envelhecimento cerebral em roedores. 

Os resultados não devem ser vistos como uma indicação para a suplementação de cápsulas de vitamina D, pois essa é uma pergunta que ainda deverá ser respondida por estudos subsequentes. Por enquanto, podemos dizer que encontramos mais uma razão para consumir peixes regularmente. Os peixes ricos em vitamina D são praticamente os mesmos ricos em Ômega 3 (ex: salmão, atum), sendo este último componente nutricional de reconhecida eficácia na melhora do desempenho cerebral e também na capacidade de evitar doenças como o derrame cerebral e a Doença de Alzheimer. Mais uma razão também para não deixar de tomar um solzinho, e é claro que de forma consciente: SEM ESQUECER DO FILTRO SOLAR.


Fonte: consciencianodiaadia.blogspot.com

domingo, 24 de maio de 2009

Ela, sobre mim!



"Avistar-me era sempre um alívio - saber que não estava sozinho, que eu ainda me preocupava com ele, que o amava, que eu estava ali. Sempre que me via ele corria pra mim, agarrava-me, soluçando, e não queria me largar"

Deborah, sobre seu marido Clive, em "Eternamente hoje".

Ou melhor: Ela, sobre mim!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Simples


"O mundo era tão recente que muitas coisas careciam de nome e para mencioná-las se precisava apontar com o dedo."

García Márquez

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Minha saúde



Bom, pra começar eu queria falar um pouco da coisa que mais ocupa minha vida ultimamente: a saúde!

Entrei num curso cuja finalidade é formar profissionais que tragam alívio para as angústias, dores e dessabores das pessoas. Escolhi fazê-lo por isso. Porém, até então não sabia o seu real significado. Há um mês venho organizando um evento acadêmico anual promovido pela Liga da qual faço parte. Dessa vez nós trouxemos, além das palestras e minicursos técnicos de abordagem e interpretação, um momento dedicado a depoimentos de portadores do vírus HIV. Foi definitivamente a coisa mais importante da Jornada, e um dos momentos mais marcantes de minha vida.

Ver pessoas que convivem com este vírus em seus corpos há anos falarem de como são felizes e gratos a Deus por estarem ali, e mostrarem muito mais saúde física e mental do que os que os assistiam; ver um vírus embutido de um preconceito atroz e uma exclusão desumana ser desmistificado e derrotado; ver nos olhos de tanta gente (inclusive nos meus) a vergonha de um dia ter reclamado de sua existência foi, definitivamente, uma experiência épica.

Naquela hora eu percebi que cada um é responsável pelo seu próprio bem estar. O profissional da saúde, qualquer quer seja ele, não é o responsável pela saúde do outro, apesar de poder ser o instrumento pelo qual Deus age no coração das pessoas.

Portanto, ABRA SUA MENTE. PROTEJA SEU CORPO!

terça-feira, 12 de maio de 2009

Faz tempo que eu queria.