segunda-feira, 18 de maio de 2009

Minha saúde



Bom, pra começar eu queria falar um pouco da coisa que mais ocupa minha vida ultimamente: a saúde!

Entrei num curso cuja finalidade é formar profissionais que tragam alívio para as angústias, dores e dessabores das pessoas. Escolhi fazê-lo por isso. Porém, até então não sabia o seu real significado. Há um mês venho organizando um evento acadêmico anual promovido pela Liga da qual faço parte. Dessa vez nós trouxemos, além das palestras e minicursos técnicos de abordagem e interpretação, um momento dedicado a depoimentos de portadores do vírus HIV. Foi definitivamente a coisa mais importante da Jornada, e um dos momentos mais marcantes de minha vida.

Ver pessoas que convivem com este vírus em seus corpos há anos falarem de como são felizes e gratos a Deus por estarem ali, e mostrarem muito mais saúde física e mental do que os que os assistiam; ver um vírus embutido de um preconceito atroz e uma exclusão desumana ser desmistificado e derrotado; ver nos olhos de tanta gente (inclusive nos meus) a vergonha de um dia ter reclamado de sua existência foi, definitivamente, uma experiência épica.

Naquela hora eu percebi que cada um é responsável pelo seu próprio bem estar. O profissional da saúde, qualquer quer seja ele, não é o responsável pela saúde do outro, apesar de poder ser o instrumento pelo qual Deus age no coração das pessoas.

Portanto, ABRA SUA MENTE. PROTEJA SEU CORPO!

3 comentários:

Anônimo disse...

aeee :) bem vindo ao blogspot ;)
muito reflexivo o texto.
hoje mesmo quando eu tava no onibus indo pra academia, fiquei pensando na fragilidade da vida, e como nós somos parvos de as vezes achar que somos melhores do que os outros, e temos mais saúde. Oscar Niemeyer tá ali com mais de 100 anos, enquanto vários arquitetos jovens ja morreram de repente.
Bom, nada a ver com o texto da Aids, mas uma coisa leva à outra, e eu com minha imaginaçao fertil vou longe.

Beijinhos!

Errei na Mosca disse...

Cabeleira-cabeluda-descabelada
Seja bem-vindo!

Passarei aqui seeeeempre.

Anônimo disse...

Achay.. =} é isso ai, seu Eudes.