quinta-feira, 11 de junho de 2009

Dê férias pra sua cabeça!


Fico impressionado com a capacidade que a propaganda tem de formar opinião, ou melhor, de impor a opinião de quem a banca. Eu acreditava que a mídia era o instrumento que melhor representava a liberdade de expressão e a democracia. Já foi, e isso é fato. Mas não é mais. Hoje ela é o modelador da opinião pública (da minha também). É ela que diz o que você tem que vestir e comer, o que você deve fazer pra se divertir, o que você deve ler, e até o que você deve pensar!

A Coca-cola, por exemplo (ou simplemente "coca", para os íntimos). É um produto feito APENAS de substâncias prejudiciais à saúde, todos de gosto tão ruim que para que uma lata torne-se "bebível" é necesário adicionar 12 colheres de açúcar. Os light, diet e zero então, nem se comenta. Além de tudo, são amargos. Mas o poder de sua propaganda é tão grande que ela tornou-se motivo de alegria, refrescância, sabor, causando uma dependência tão grande que a pizza desacompanhada dela passa a ser programa de índio! Pelo menos pra mim.

Outro bom exemplo disso são as reduções que a gente faz. As marcas tomam as vezes do próprio objeto. Alguém aí sai pra comprar lâmina de barbear? Palinetes de algodão? Achocolatado em pó? Palha de aço? E café solúvel? Eu mesmo compro gilete, cotonete, nescau, bom bril e nescafé.

Esse poder é exercido em todos os campos da opinião pública. O problema é que quem controla isso é o dinheiro. É ele quem diz qual a melhor bebida, o melhor computador, o melhor carro, o melhor prefeito, o melhor banco, a melhor vida. É um poder ditatorial. Estamos perdendo a liberdade de expressão. Estamos abrindo mão da qualidade que nos faz mais diferentes uns dos outros: o livre pensar. Não pensem que esse é um discurso socialista, de caráter revolucionário, chavista. Não. É apenas uma reflexão sobre o que está aí fora nos envolvendo, nos engolindo, nos manipulando. Nem tudo que parece ser bom, o é realmente.

Abra seus olhos pro que é real! Dê férias pra sua mente!!!

Nenhum comentário: