sábado, 20 de março de 2010

Pense BEM


----- (...)

Katherine estendeu o braço e recolheu um minúsculo grau de areia do piso da varanda, erguendo-o para Trish ver.
- O que me parece - disse ela - é que, basicamente, seu trabalho sobre metassistemas permite calcular o peso de toda areia de uma praia, pesando um grão de cada vez.
- Basicamente, é isso mesmo.
- Como você sabe, esse grãozinho de areia tem uma massa. Muito pequena, mas mesmo assim uma massa.
Trish aquiesceu.
- E justamente por esse grão de areia ter uma massa ele exerce uma força de gravidade. Ela também é pequena demais para ser sentida, mas existe.
-Certo.
- Então - disse Katherine -, se nós pegarmos trilhões de grãos de areia como este e deixarmos que atraiam uns aos outros para formar, digamos, a lua, a força da gravidade combinada deles será suficiente para mover oceanos inteiros e fazer subir e descer marés por todo o nosso planeta.
Trish não sabia aonde Katherine pretendia chegar, mas estava gostando do que ouvia.
- Então vamos elaborar uma hipótese. - falou Katherine, descartando o grão de areia - E se eu dissesse a você que um pensamento, qualquer idéia minúscula que se forme na sua mente, possui uma massa? E se eu lhe dissesse que um pensamento é uma coisa de verdade, uma entidade mensurável, com uma massa mensurável? Minúscula, é claro, mas ainda assim uma massa. Quais seriam as implicações disso?
- Hipoteticamente falando? Bem, as implicações óbvias seriam: se um pensamento tem massa, então ele exerce uma força de gravidade e pode atrair coisas para si.
Katherine sorriu.
- Você é boa. Agora avance mais um pouco. O que acontece se muitas pessoas começam a se concentrar no mesmo pensamento? Todas as ocorrências desse mesmo pensamento passam a se consolidar em uma só, e a massa acumulada dele começa a aumentar. Portanto, a sua gravidade aumenta.
- Certo.
- O que significa que... se um número suficiente de pessoas começar a pensar a mesma coisa, então a força gravitacional dessa idéia se torna tangível e exerce uma força de verdade. - Katherine deu uma piscadela - E ela pode ter um efeito mensurável no nosso mundo físico.

----- (...)

O pensamento humano pode literalmente transformar o mundo físico.

Pense BEM.

* Trecho retirado do livro O Símbolo Perdido, de Dan Brown.

3 comentários:

Anônimo disse...

tou esperando sair o post sobre pessoas que não tomam banho :)

Eudes Simões disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sempre Que Penso... disse...

FOTO LINDA!!!!!!!!