sexta-feira, 26 de junho de 2009

Cumpriu sua sentença




"Cumpriu sua sentença e encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca de nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, por que tudo que é vivo morre."

(Ariano Suassuna)

O último grande gênio da música. Mas sua Arte permanece.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Amores Antigos



O Amor Antigo

O amor antigo vive de si mesmo,
não de cultivo alheio ou de presença.
Nada exige, nem pede. Nada espera,
mas do destino vão nega a sentença.
O amor antigo tem raízes fundas,
feitas de sofrimento e de beleza.
Por aquelas mergulha no infinito,
e por estas suplanta a natureza.
Se em toda parte o tempo desmorona
aquilo que foi grande e deslumbrante,
o antigo amor, porém, nunca fenece
e a cada dia surge mais amante.
Mais ardente, mas pobre de esperança.
Mais triste? Não. Ele venceu a dor,
e resplandece no seu canto obscuro,
tanto mais velho quanto mais amor.

(Carlos Drummond de Andrade)

------------

Parabéns, meu amores!

sexta-feira, 19 de junho de 2009

A força da memória



Algumas coisas que a gente experimenta na vida deixam marcas pra toda eternidade. Geralmente estão associadas a emoções fortes que remetem à dor, à felicidade ou ao prazer. E não é à toa. A parte do cérebro responsável pela memória está intimamente ligada com o sistema emocional, mais especificamente um tipo de memória, a implícita. As informações que transitam por lá muitas vezes nem precisam da participação consciente, e geram respostas diferentes das instintivas, pelo seu caráter condicional.

Pra que se entenda melhor: o instinto está relacionado aos reflexos incondicionais, tipo os do bebê quando nasce (sugar, segurar, equilibrar); já a memória implícita é condicionada a algum estímulo. É lá que fica guardada a informação de que o pudim de leite que a sua avó fazia quando você tinha 8 anos é o melhor do mundo. Mesmo que o sabor de outros já o tenham superado, a associação com os bons momentos que a infância traz é capaz de modificá-lo. É ela que faz você mudar a estação do rádio quando toca aquela música dolorosa, e que pode fazer um simples cheiro ligar um 'curta metragem' na sua cabeça.

E é por isso que mesmo não ouvindo mais Djavan ou Ana Carolina, não tomando mais sorvete com batata frita, nem montando mais quebra-cabeças, eu ainda sei exatamente como são cada uma dessas coisas!

Legal, né?

(texto dedicado aos leitores implícitos deste blog... rsss)

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Vaso ruim





Hahahahaha... tem que rir, né?

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Dê férias pra sua cabeça!


Fico impressionado com a capacidade que a propaganda tem de formar opinião, ou melhor, de impor a opinião de quem a banca. Eu acreditava que a mídia era o instrumento que melhor representava a liberdade de expressão e a democracia. Já foi, e isso é fato. Mas não é mais. Hoje ela é o modelador da opinião pública (da minha também). É ela que diz o que você tem que vestir e comer, o que você deve fazer pra se divertir, o que você deve ler, e até o que você deve pensar!

A Coca-cola, por exemplo (ou simplemente "coca", para os íntimos). É um produto feito APENAS de substâncias prejudiciais à saúde, todos de gosto tão ruim que para que uma lata torne-se "bebível" é necesário adicionar 12 colheres de açúcar. Os light, diet e zero então, nem se comenta. Além de tudo, são amargos. Mas o poder de sua propaganda é tão grande que ela tornou-se motivo de alegria, refrescância, sabor, causando uma dependência tão grande que a pizza desacompanhada dela passa a ser programa de índio! Pelo menos pra mim.

Outro bom exemplo disso são as reduções que a gente faz. As marcas tomam as vezes do próprio objeto. Alguém aí sai pra comprar lâmina de barbear? Palinetes de algodão? Achocolatado em pó? Palha de aço? E café solúvel? Eu mesmo compro gilete, cotonete, nescau, bom bril e nescafé.

Esse poder é exercido em todos os campos da opinião pública. O problema é que quem controla isso é o dinheiro. É ele quem diz qual a melhor bebida, o melhor computador, o melhor carro, o melhor prefeito, o melhor banco, a melhor vida. É um poder ditatorial. Estamos perdendo a liberdade de expressão. Estamos abrindo mão da qualidade que nos faz mais diferentes uns dos outros: o livre pensar. Não pensem que esse é um discurso socialista, de caráter revolucionário, chavista. Não. É apenas uma reflexão sobre o que está aí fora nos envolvendo, nos engolindo, nos manipulando. Nem tudo que parece ser bom, o é realmente.

Abra seus olhos pro que é real! Dê férias pra sua mente!!!

sábado, 6 de junho de 2009

Vidas infinitas


Esse cara é fera!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

São Luís


Habitada por indígenas;
fundada por franceses;
invadida por holandeses;
colonizada por portugueses;
povoada por brasileiros;
destruída por velhacos.

Um dia tu há de respirar, São Luís.