sábado, 30 de maio de 2009

Vitamina D

Pesquisadores da Universidade de Manchester no Reino Unido em colaboração com vários outros centros de pesquisa europeus demonstraram que os níveis de vitamina D no organismo estão associados ao desempenho cognitivo de homens com mais de 40 anos de idade. O estudo foi recentemente divulgado pelo periódico inglês Journal of Neurology Neurosurgery and Psychiatry. Mais de 3 mil homens foram avaliados do ponto de vista cognitivo, e os testes de velocidade de processamento de informação foram melhores entre os indivíduos com maiores níveis de vitamina D no sangue, sendo que essa associação foi ainda mais robusta naqueles com mais de 60 anos de idade. Alguns raros estudos anteriores já haviam chamado a atenção para essa possível associação, mas com resultados ainda inconsistentes. 

O nível de vitamina D em nosso organismo é fundamentalmente dependente de sua síntese na pele após exposição ao sol, mas depende também da dieta, especialmente da ingesta da gordura dos peixes, gema de ovo, fígado e alimentos enriquecidos com a vitamina. São poucos estudos que avaliaram os efeitos da vitamina D sobre o cérebro, mas em modelos experimentais, já foram demonstrados receptores para a vitamina em diversas áreas cerebrais, e que sua suplementação é capaz de provocar efeitos de proteção cerebral, até mesmo reduzindo os efeitos do envelhecimento cerebral em roedores. 

Os resultados não devem ser vistos como uma indicação para a suplementação de cápsulas de vitamina D, pois essa é uma pergunta que ainda deverá ser respondida por estudos subsequentes. Por enquanto, podemos dizer que encontramos mais uma razão para consumir peixes regularmente. Os peixes ricos em vitamina D são praticamente os mesmos ricos em Ômega 3 (ex: salmão, atum), sendo este último componente nutricional de reconhecida eficácia na melhora do desempenho cerebral e também na capacidade de evitar doenças como o derrame cerebral e a Doença de Alzheimer. Mais uma razão também para não deixar de tomar um solzinho, e é claro que de forma consciente: SEM ESQUECER DO FILTRO SOLAR.


Fonte: consciencianodiaadia.blogspot.com

domingo, 24 de maio de 2009

Ela, sobre mim!



"Avistar-me era sempre um alívio - saber que não estava sozinho, que eu ainda me preocupava com ele, que o amava, que eu estava ali. Sempre que me via ele corria pra mim, agarrava-me, soluçando, e não queria me largar"

Deborah, sobre seu marido Clive, em "Eternamente hoje".

Ou melhor: Ela, sobre mim!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Simples


"O mundo era tão recente que muitas coisas careciam de nome e para mencioná-las se precisava apontar com o dedo."

García Márquez

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Minha saúde



Bom, pra começar eu queria falar um pouco da coisa que mais ocupa minha vida ultimamente: a saúde!

Entrei num curso cuja finalidade é formar profissionais que tragam alívio para as angústias, dores e dessabores das pessoas. Escolhi fazê-lo por isso. Porém, até então não sabia o seu real significado. Há um mês venho organizando um evento acadêmico anual promovido pela Liga da qual faço parte. Dessa vez nós trouxemos, além das palestras e minicursos técnicos de abordagem e interpretação, um momento dedicado a depoimentos de portadores do vírus HIV. Foi definitivamente a coisa mais importante da Jornada, e um dos momentos mais marcantes de minha vida.

Ver pessoas que convivem com este vírus em seus corpos há anos falarem de como são felizes e gratos a Deus por estarem ali, e mostrarem muito mais saúde física e mental do que os que os assistiam; ver um vírus embutido de um preconceito atroz e uma exclusão desumana ser desmistificado e derrotado; ver nos olhos de tanta gente (inclusive nos meus) a vergonha de um dia ter reclamado de sua existência foi, definitivamente, uma experiência épica.

Naquela hora eu percebi que cada um é responsável pelo seu próprio bem estar. O profissional da saúde, qualquer quer seja ele, não é o responsável pela saúde do outro, apesar de poder ser o instrumento pelo qual Deus age no coração das pessoas.

Portanto, ABRA SUA MENTE. PROTEJA SEU CORPO!

terça-feira, 12 de maio de 2009

Faz tempo que eu queria.